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- 301226
Seguem algumas fotos da segunda violinha Bearzi...
Preparação do tampo de pinho vermelho com contrastes marcantes da madeira.
Fabricação do cavalete em Caviuna ou Jacarandá Violeta, todo o trabalho feito manualmente com limas e grosas;
Montagem do fundo em imbuia laminada em 3 folhas. Acabamento / reforço central em cedro;
Preparação da base e reforço para a colagem do fundo. Ele é colado neste molde abaulado para aumentar a acústica e estética.
Preparação dos reforços do tampo (gabarito). Colagem do reengrosso nas laterais da viola ao fundo.
Preparação do braço (ops, a foto ficou de ponta cabeça, rsrsrsrs).
Laterais pronta com trócleas e reengrossos. Todas estas colagens são feitas com a cola Titebond americana para maior durabilidade e acabamento;
Detalhe da tróclea, onde o reforço do fundo encaixa nela.
Detalhe da Culatra
Cavalete já com o encaixe para o rastilho usinado.
Tampo cortado, já com a roseta embutida no pinho maciço original;
Parte de trás do tampo com todos os reforços já colados e a assinatura do mestre artesão Fabio Bearzi (eheheh, quem diria);
Detalhe da grã da Imbuia usada na confecção do fundo da viola;
Parte interna do fundo com reforços e já prontos para serem colados às laterais;
Detalhe da cabeça da viola ainda sem espelho (voluta)
Detalhe do como é feita a colagem do fundo às laterais. Cada processo de colagem descrito acima precisa de pelo menos 12 horas de intervalo para o próximo passo. Esta é uma das razões pelas quais a viola demora tanto tempo para ser finalizada artesanalmente. O que na verdade é bom, porque dá tempo do luthier descansar um pouquinho, tomando uma cachaça e fumando um paiêro, kkk.
Outro detalhe
Instalando o tensor de simples ação, fabricado artesanalmente com barras de aço 3/16" e tarrachas...
Nesta viola já tinha elaborado um gabarito para o corte do encaixe rabo de andorinha que ficará entre o braço e o corpo da viola.
Detalhe do encaixe.
Colagem do braço ao corpo e oportunidade final de alinhar o conjunto perfeitamente.
Esta foto deveria estar lá em cima, mas foi quando colei os filetes de acabamento no corpo já finalizado.
Detalhe do acabamento no tampo da viola com um filete do tipo espinha de peixe
Agora dando acabamento nos filetes com um raspador de aço inox, excelente para acabamento mais precisos.
Foto do fundo da viola com os filetes em maple americano e detalhes em jacarandá da bahia;
Visão lateral da viola nas fases finais da construção;
Viola de pé e de costas;
Agora de frente...
Detalhe do corte da escala. Note que esta viola foi toda construída para um violeiro canhoto;
Instalação final do tensor de simples ação;
Colagem da escala no braço da viola
Outro detalhe
Primeira e segunda violas, uma ao lado da outra.
Murillo testando o formato com a Nine nas costas (é, aquela mesmo que assobia bola de meia, bola de gude.);
Envernizando
Detalhe da lateral
Colando o cavalete
Visto de lado
Agora sim!!! a Viola está prontinha para o ensaio fotográfico...
Show de bola
Veja o brilho do verniz PU bi-componente.
Obrigado por ter visto as fotos. Se quiser uma é só encomendar, mas tem de ter paciência....